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Nova Reflexão sobre Liderança

Eu, há 25 anos, sou professor de Planejamento de Mídia e, neste ano de 2020, com a quarentena e as aulas remotas, resolvi sintetizar as várias reflexões que tentei passar para meus alunos durante o semestre.

Nos meus 33 anos trabalhando em agência de publicidade, e há 7 anos como CEO em um Grupo Internacional, eu aprendi algumas lições, com meus pares e alguns gestores, que certamente me serviram muito bem.

Mesmo sabendo que muitas dessas lições não necessariamente funcionariam para todas as pessoas, nem todas as circunstâncias, nem todos os segmentos, gostaria de enumerar alguns pontos que, em algum momento na sua vida profissional, acredito que fará a diferença entre o sucesso e a mediocridade.


FOMENTE A CURIOSIDADE:
Ser curioso é vital para se ter sucesso. A curiosidade é o desejo de aprender coisas novas, ter experiências inéditas, visitar lugares inusitados e conhecer novas pessoas.
Quando não há curiosidade, não há inovação. Uma das regras básicas da inovação é a curiosidade.
Eu acho muito difícil ensinar a uma pessoa a ser curiosa, mas é fácil encorajá-la a ser curiosa. Acho que todos nós temos algum nível de curiosidade e, algumas vezes, temos de externá-la.

SEJA AUTÊNTICO:
Seja honesto. Seja direto. Seja genuíno. Seja real.
Nunca falsifique nada. Nunca fale algo que não seja real ou diferente da verdade. Estamos vivendo num período em que não sabemos no que acreditar, o que é verdadeiro ou o que é fake. Temos de ter uma atitude que nos destaque pela autenticidade. Isso tem tudo a ver com liderança. Seja autêntico. 

TRABALHE COM INTEGRIDADE:
É vital que todos lidem com integridade, principalmente quando se trata do ambiente corporativo. Quando falo de integridade, falo em altos padrões de ética, respeito, responsabilidade e transparência para com você, sua empresa e aqueles que trabalham com você. Integridade é uma escolha pessoal, um compromisso inflexível em honrar valores e princípios éticos e morais.
Na biografia do megainvestidor Warren Buffett, ele faz esta citação em relação à integridade:

“Quando você for contratar uma pessoa, procure por 3 qualidades, cérebro, energia e integridade, porque se ela não tiver a terceira, é melhor se cuidar, pois as outras duas vão derrubá-lo.”

PERSIGA A PERFEIÇÃO:
Eu acredito na perfeição. Não necessariamente isso significa que sempre vamos atingir a perfeição, mas devemos sempre buscar atingi-la. Por isso, é preciso trabalhar duro para fazer algo melhor. Isso significa nunca aceitar o medíocre quando se tem a oportunidade de obter algo melhor. Isso significa investir mais tempo, trabalhar duro, utilizar mais recursos – transformar algo medíocre ou bom em algo grandioso.

SEJA JUSTO E ASSUMA SEUS ERROS:
É extremamente importante tratar as pessoas de maneira justa.
Primeiramente sendo acessível, dando a elas a oportunidade de mostrarem sua versão, de expressarem sua opinião e de se fazerem presente.
Tenha empatia e se coloque nos sapatos delas, dê uma segunda chance para erros honestos. Eu realmente acredito em dar às pessoas a oportunidade de tentarem algo e errarem honestamente, antes isso do que nunca tentar.
Assim, você promove a confiança e gera a responsabilidade.


SEJA DECISIVO:
É importante estudar e ter todos os elementos revistos antes de tomar uma decisão, mas é igualmente importante ser decisivo na tomada de decisões.
A indecisão, além de tomar tempo, é antiprodutiva, não é motivadora e gasta muita energia.
Muitas vezes, temos de tomar decisões rápidas, sem o luxo do tempo, sem termos muitos dados, e é aí que entram o instinto e a coragem.


CRIE UM AMBIENTE SEGURO:
Dar boas ou más notícias é importante. Boas notícias são fáceis de transmitir e de receber, bastando parabéns e tapinhas nas costas. Porém, as más notícias sempre dependem de uma ação ou uma reação.
Quando estamos em um cargo de liderança, independentemente do nível hierárquico, devemos encorajar as pessoas a nos dar as más notícias, a serem responsáveis, a agirem com responsabilidade e a serem gentis com os erros honestos dos outros e com os seus próprios. Assim, criamos um ambiente seguro com uma comunicação fácil, o que é extremamente valioso em uma organização.

SEJA OTIMISTA:
Pessoas não gostam de seguir os pessimistas. Isso não significa dizer o tempo todo “nós vamos ganhar” ou “isso vai ser ótimo”, mas, com certeza, não devemos ficar dizendo “nós vamos perder”.     
Pessimismo não gera energia nem inspira pessoas a fazer o melhor trabalho. Otimismo, por outro lado, inspira e dá um senso de trabalho bem-feito. Você não precisa ser um idealista. Você pode ser um realista, mas é importante ter algum nível de otimismo.

CRIE PARÂMETROS:
Quando queremos planejar o futuro, devemos estipular um prazo, um horizonte. Apenas pedirmos para que as pessoas se planejem para o futuro, sem dar a elas um período de tempo para isso, o pedido se tornaria insignificante, confuso e inaceitável. Qualquer trabalho tem de ter uma meta, um objetivo, mesmo que seja o tempo.

TENHA SENSO DE HUMOR:
Devemos ser sérios no que fazemos, mas temos de ter a habilidade de contar uma boa piada e rir de vez em quando de uma situação ou até de nós mesmos. O bom humor eleva o nosso astral, alivia tensões e combate o estresse. 
Pessoas com bom senso de humor tendem a ser mais criativas. 
Devemos ser sérios no que fazemos, mas não devemos nos levar muito a sério.

Finalmente, seja a melhor pessoa que você puder ser.