Mídia

Simone e Simaria se calam em vídeo

25.11 foi o dia em que Simone e Simaria lançaram o clipe “Amor que dói”, no Youtube. No entanto, para a surpresa de todos, o clipe é executado sem as vozes das cantoras. Muitos pensaram que poderia se tratar de uma falha técnica, porém, horas mais tarde, a dupla sertaneja publicou a versão completa do vídeo e explicou que a falta de som na produção foi intencional, feita para marcar o Dia Internacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

   “Olá, meus amores. Vocês repararam que nosso clipe lançado hoje saiu sem voz? Calma, não foi problema técnico. Foi de propósito! Fizemos isso para chamar a atenção dos coleguinhas de todo o Brasil para um assunto sério: a importância de usar a nossa voz em forma de protesto para denunciar a violência contra as mulheres. Quando uma mulher perde a voz, todas perdem. Agora que você já sabe disso, aperte o play e assista ao nosso novo clipe, agora com som. A gente tem uma mensagem pra vocês! Música e clipe fazem parte de uma campanha do Governo Federal. Lembre-se: em caso de violência, use sua voz. Ela é muito importante e você não pode se calar. O canal de denúncias ‘Ligue 180’ funciona 24h por dia, você é sempre atendida por uma mulher e a ligação é anônima!"

   Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada hora 536 mulheres são agredidas. Os dados alarmantes apontam ainda que, na faixa entre 16 e 24 anos, 66% sofreram algum tipo de assédio no último ano. Conforme dados da central “Ligue 180”, 70% das agressões ocorrem dentro de casa e, em 86% dos casos registrados, são cometidas por um homem. Os números também apontam que, na maioria dos casos, a violência é diária.

    Na letra, Simone e Simaria falam sobre a importância de não se calar e de denunciar os casos de violência, sejamos nós vítimas ou testemunhas. A música conta a história de um relacionamento abusivo, em que a mulher se cala e, posteriormente, seu parceiro tenta se redimir das ações que fez pedindo desculpas. Logo no início do vídeo, as cantoras chamam a atenção para o fato de que, a cada hora, 536 mulheres são vítimas de agressão física.

   Infelizmente, esse vídeo mostra a realidade de muitas mulheres. A boa notícia é que mais pessoas estão se mobilizando para que os índices diminuam e futuramente essa forma de violência não mais exista. 

   Então, se você sofre algum tipo de violência, conhece alguém que sofra ou presenciou uma situação de agressão, não pense duas vezes, ligue 180 para fazer sua denúncia.

Assita ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=6JDaygqls3k